Como fazer Flash Cards para Concursos Públicos

Utilizar as ferramentas de estudo corretas podem ser um diferencial na conquista da sua vaga!

0 101

Utilizar as ferramentas de estudo corretas podem ser um diferencial na conquista da sua vaga! O uso de flash cards é uma ferramenta de estudos amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa, mas que infelizmente, ainda não possui tantos adeptos no Brasil.

Essa é uma técnica muito útil quando se deseja memorizar conceitos ou fórmulas, nas áreas de Matemática, Contabilidade, Estatísticas e outras questões que você precisa revisar ou memorizar.

 

Como utilizar flash cards?

  • Você deverá elaborar uma pergunta que não seja vaga ou muito complexa e anotar a pergunta na frente do cartão, respondendo-a no verso;
  • Ao fazer suas revisões, coloque as perguntas em três planilhas:
    • Planilha 1: Nesta planilha ficarão as perguntas que você acertou com facilidade e não necessitam de tanta revisão.
    • Planilha 2: Aqui estarão as perguntas que você sentiu mais dificuldade em responder e sente que precisa revisar.
    • Planilha 3: São as perguntas que você errou a resposta.
  • As perguntas que você acertou você deverá revisar em 4 semanas, as perguntas da planilha 2 que se mostraram difíceis, devem ser revistas em 2 semanas, já as perguntas que errou devem ser vistas semanalmente ou até mesmo diariamente.

Devo fazer flash cards de quais os conteúdos?

Tudo depende do tempo que você tem disponível para estudar, se você estiver com tempo livre e deseja fazer flash cards de todos os conteúdos para usar essa técnica como revisão, é uma boa ideia!

Mas se seu tempo é reduzido, prefira fazer flash cards para materiais que você precisa decorar, mas sente dificuldade, como fórmulas e leis.

Dicas com relação a utilização de flash cards

  • Não se preocupe com o tempo dedicado ao estudo, mas em assimilar e memorizar a informação contida no cartão;
  • Esse é um dos melhores métodos para estudar para provas com perguntas no modelo “certo ou errado” como a prova da Cespe UNB;
  • Anote no cartão apenas informações indispensáveis;
  • Sempre ao estudar, embaralhe os cartões para que você não memorize as questões de acordo com a ordem, isso pode prejudicar seus resultados;
  • Se você estiver estudando com alguém, uma boa forma de usar flash cards é pedindo que alguém te faça as perguntas;
  • Separe seus cartões por disciplina, é interessante até utilizar uma cor para cada disciplina se for possível, assim, você não perderá tempo devido a desorganização na hora em que for estudar;

Flash Cards online

Goconqr é uma plataforma completa de estudos online, que disponibiliza não só o uso de flash cards como também mapas mentais e outras ferramentas que facilitam os estudos.

O acesso ao conteúdo da plataforma é gratuito, e ele é totalmente em português, mas se você preferir também existem planos pagos que são mais completos em facilidades para otimizar seus estudos!

ANKI é um software em inglês que ajuda você a usar flash cards nos seus estudos, ele mesmo organiza as revisões e é possível dividir por disciplina, existe um site em português de mesmo nome que oferece dicas e tutoriais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.